Raissa Lennon

Raissa Lennon
"siga seus próprios sonhos, porque ninguém pode viver o sonho do outro"

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amor à primeira lida

Certa vez fui comprar um presente para um amigo. Estava andando pelas livrarias da cidade procurando alguma obra interessante. Para mim, não há nada melhor do que presentear alguém com um bom livro. Já tinha alguns autores na cabeça, mas nada que valesse a pena. Passei por uma livraria da Batista Campos e me deparei com a capa ao lado.

Analisei quase que semioticamente cada elemento dela. Primeiro o título me deixou bastante intrigada: “Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios”. Na hora, imaginei alguém que poderia passar pelas piores coisas do mundo por amor. Depois soube que eu estava certa, e que o título definia todo o livro. Depois olhei atentamente a ilustração da capa, uma foto de pernas femininas, com uma máquina fotográfica ao lado. Adorei, já que adoro fotografia.

Entrei na loja e a primeira coisa que perguntei para atendente foi “posso olhar aquele livro ali”. Autor: Marçal Aquino. Nunca tinha ouvido falar. Li um pouco sobre ele, depois sobre a história do livro, que se passava em um interior do Estado do Pará. Pronto. Faltava muito pouco para eu adquirir a obra.

Eis que leio a contracapa do livro, com o seguinte texto:

Falei que estava planejando ir embora. Lavínia gritou do chuveiro:
O que você disse?
Entrei no banheiro e puxei a cortina de plástico. Ela ensaboava o corpo.
Tô pensando em ir embora daqui.
Pra onde?
Não sei ainda. Talvez eu volte para São Paulo.
Lavínia passou o sabonete entre as pernas, levantou um monte de espuma. E sonho.
O que foi, bateu saudade de casa?
Não posso ficar aqui pra sempre, tenho que dar um jeito na minha vida.
Ela guiou o jato do chuveirinho para o púbis. Desfez a espuma, não o sonho.

Fiquei encantada de cara. Na verdade, primeiro pensei uma besteira “esse livro deve falar de sexo, então, deve ser bom”. De fato falava, mas o sexo é apenas um detalhe em meio à obra maravilhosa cheia de encanto, suspense, romance, paixão e violência.

Comprei o livro, sem nem olhar para outro. Depois de dar o livro de presente, pedi emprestado logicamente. Foi melhor do que eu esperava. A obra se tornou o livro da minha vida. É claro que existem obras encantadoras, grandes clássicos da literatura. Mas esse livro me tocou a alma. Apaixonei-me por ele à primeira vista. E o amei a partir do momento, que me deliciei com suas páginas.

Mesmo o livro não sendo meu, o emprestei para um monte de amigos. Não achava justo que só eu e a pessoa para quem eu dei o livro tivéssemos lido aquela preciosidade. Depois, tive que devolver o livro. Mas, o guardei em meu coração.

Falava desse livro para todas as pessoas que conhecia. E pensava que assim que o achasse de novo compraria para mim. Nem precisei, pois ganhei de presente do meu namorado. Li ele de novo e de novo e de novo. Este ano, tive uma notícia maravilhosa. O livro de Maçal Aquino se tornaria filme. Pena, que ele só vai estrear em março de 2012, mas já dá pra ter um gostinho pelo trailer.

Dá uma olhada:

Nos encontramos na sala de cinema...
 
;*

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

De mudança

Meus queridos amigos e companheiros de blogue, estou de mudança para outro endereço eletrônico. Falando assim, parece que vou abandonar este que me serviu por tanto tempo, não é o caso. Continuarei escrevendo para o "Promessas de um ano bom", no entanto, agora terei que dividir minha atenção para meu outro filho chamado "Jornalismo Anti-deletério"
(http://www.jornalismoantideleterio.blogspot.com/)

Por que mudar?

Durante muito tempo me sentir parada na vida, estacionada no mundo, sabe? Fazendo as mesmas coisas, indo para os mesmo lugares e irritando-me com facilidade por tudo. Há muito tempo sentia necessidade de mudar, já estava mais do que na hora. Eu queria me sentir viva de novo. Acho que as vezes nos sentimos assim, não é? Enfim, no final de setembro para o mês de outubro, comecei a dar novos rumos para minha vida. Me demiti do meu emprego, que já não estava me satisfazendo há um bom tempo. Troquei meu emprego por um estágio,- não me arrependo nem um pouco, tem coisas que só a gente entende - escrevi um texto para o jornal da Universidade, doei sangue, comprei uma gaita e comecei a fazer boxe (já parei, mas pretendo voltar, tenho sérios problemas com exercício fisico). Ah esqueci de falar, me filiei a um partido político (Psol), me sentir muito feliz, acho que vou contribuir mais para a sociedade. Enfim, pequenas e grandes transformações que me fizeram sentir melhor e mais produtiva do que antes. Espero contar com a compreensão de vocês que - de vez em quando - olham o que essa pobre estudante escreve.

Novo blogue

Outra coisa que sempre tive vontade de ter era um blogue específico para falar de comunicação e cultura, finalmente tomei coragem e criei o "Jornalismo Anti-deletério". O blogue é apenas uma visão de uma jornalista iniciante, sobre vários assuntos envolvendo o jornalismo, artes, novas mídias etc. Quem quiser pode escrever também para o blogue, eu ia adorar contar com a ajuda de vocês. É só enviar seu texto para o email lennonraissa@gmail.com


Então, convido a todos para visitar, escrever, comentar ou falar alguma coisa do blogue: http://www.jornalismoantideleterio.blogspot.com/

;*

Companheiros