Raissa Lennon

Raissa Lennon
"siga seus próprios sonhos, porque ninguém pode viver o sonho do outro"

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Círio que move a fé de milhares de pessoas

*Mãos que louvam Maria na Avenida Nazaré

Seja pobre ou rico, jovem ou mais velho. No Círio todo mundo se reúne para saudar a Nossa Senhora de Nazaré

Todo mundo é igual no Círio de Nazaré, não existem diferenças de classe, cor ou idade. As pessoas são movidas pela mesma força de fé e para louvar à Virgem Santíssima. “É muito bonito quando todos compartilham do mesmo sentimento”, diz o rodoviário Paulo Santos. Porém, cada um tem uma relação diferente e particular com o Círio. Alguns puxam a corda - grande símbolo da procissão – ou apenas caminham em peregrinação, e outros esperam a passagem da padroeira em algum ponto da cidade. Muitas são as manifestações ao longo da romaria.

O casal Camila Rocha e Erike Rocha caminhava com a imagem em gesso de duas crianças. Eles contam que pediram a Nossa Senhora que intercedesse por um dos seus filhos gêmeos, que nasceu com problemas de saúde. A graça foi alcançada, e desde então acompanham o Círio, e na Trasladação levam os gêmeos vestidos de anjo. “Estou aqui agradecendo pela saúde dos meus filhos. É inexplicável este momento”, diz Camila emocionada. Talvez por isso que o funcionário público, Hugo Jorge afirme que no Círio “tudo se resume a fé e graças alcançadas”. Há dez anos ele acompanha a procissão com a Imagem de Nossa Senhora nas mãos.

Mas é difícil explicar a emoção de participar dessa grande homenagem coletiva. Benedita Socorro mora em Tocantins há dois anos, e comenta que não consegue transmitir aos seus conterrâneos o que realmente é o Círio. “É indescritível, é uma emoção que leva ao divino. Só quem participa consegue entender como esse momento”, diz a médica Benedita. O professor Marcelo Palheta também ressalta o sentimento de renovação e força que o Círio provoca nas pessoas. Há 25 anos ele puxa a corda da procissão, e ajuda a Imagem da Santa a chegar ao seu destino final. “É um grande sentimento de fé que nos trás até aqui”, diz.


Homenagem

Este ano a berlinda toda enfeitada de flores com a imagem da padroeira chegou pontualmente às 12h na Praça Santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde ocorreu a Santa Missa. Durante o trajeto final, várias homenagens foram feitas à Maria. Fogos de artifício, chuva de papel, e louvor marcaram os últimos momentos da celebração.

O edifício Manuel Pinto, no início da Avenida Nazaré, homenageou a Virgem Santíssima com um mar de papel repicado. Na Casa da linguagem um grupo folclórico apresentou as principais músicas marianas. Assim como a cantora Fafá de Belém, que estava no Crowne Plaza Belém, também cantava as belas canções que marcam o Círio.

Cerca de 2,2 milhões de pessoas participaram do Círio de Nazaré 2010. Segundo o Corpo de Bombeiros e a Diretoria da Festa, tudo transcorreu dentro da normalidade do Círio e nenhum acidente grave ocorreu durante a procissão.


Nenhum comentário:

Companheiros