Raissa Lennon

Raissa Lennon
"siga seus próprios sonhos, porque ninguém pode viver o sonho do outro"

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Qual sua relação com o Círio?

Certa vez, estava vendo a movimentação da cidade no dia do Círio de Nazaré, e avistei profissionais da comunicação fazendo o seu trabalho. Jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, todos eles ali tentando capturar a emoção daquela manifestação para repassar ao público de casa. Então, pensei: Um dia eu quero fazer parte dessa cobertura midiática. Deve ser incrível. Foi um dos sintomas determinantes para eu entender o ofício que gostaria de seguir.
E quem diria, minha primeira experiência trabalhista foi em um jornal católico. Em que dão uma atenção especial, e maior que os outros meios, para esse evento. Agora, eu serei uma dessas pessoas, que fará parte da cobertura do Círio de Nazaré 2010. Não como um profissional, e sim como uma estagiária. Mas ainda sim, sinto-me feliz. Recebi duas camisas com as letras atrás escrito: imprensa, e fiquei toda orgulhosa. Que besta ?

Enfim, acho importante ressaltar esse momento. Não o meu momento, apesar de ter ressaltado-o. Mas a grandiosidade do Círio. Acredito que todos os paraenses deveriam ter orgulho de fazer parte de uma das maiores manifestações culturais e religiosas do mundo. Até mesmo os não católicos, pois, nessa hora as diferenças de crenças, tem que ficar de lado, para dar lugar a união. Só quem participa disso tudo consegue entender a carga de sentimentos que Ele nós trás. O Círio de Nazaré é um momento único para nós. É muito mais que uma celebração religiosa. É fé, crença, promessas, confraternização, sacrifícios, emoção, choro, pedidos e agradecimentos.

Cada um tem uma relação particular e diferente com o Círio. Uns acompanham todo ano. Outros vão na Corda. Alguns só vão na transladação. Outros aproveitam para protestar pelos seus direitos, é o caso da festa das Chiquitas, em que o profano marca presença na festa. Os artistas cantam o Evangelho, ou atuam a Paixão de Cristo. E os jornalistas transmitem tudo isso. A partir desse ano minha ligação com esse momento irá mudar. Depois vou contar tudo como foi. Não que vocês queiram saber. Mas é que escrever me deixa feliz.

Quem quiser pode deixar um comente falando de sua relação com o Círio. Um ótimo Círio de Nazaré a todos. Beijos.

2 comentários:

Raissa Lennon disse...

Um amigo meu (Eduardo Rodrigues) disse que sua relação com o Círio é puramente gastronômica, é válido. Afinal, quem não gosta dessa parte do Círio?

Eduardo Moura disse...

Bom...quero te dizer que fiquei muito orgulhoso de saber que você 'cobriu' o Círio. Simplismente é incrivel te ver com aquela camisa da imprensa. Ela é perfeita pra você. E enquanto ao evento, é realmente extraordinário! promessas, emoção, beleza, riqueza cultural, enfim, um acontecimento único que mexe com a vida de cada pessoa de acorda com as suas particularidades. Ah! gostei muito do seu texto, estou ancioso pra saber oq vai escrever agora que já viveste o Círio. beijos.

Companheiros