Raissa Lennon

Raissa Lennon
"siga seus próprios sonhos, porque ninguém pode viver o sonho do outro"

terça-feira, 6 de março de 2012

O expectador

Cena do filme - O artista (2012)
A tela. As imagens. O som. O silêncio. O vazio. O expectador olhando filme. Pára. Observa. Entra na história. Fica incrédulo. Esquece que está em uma sala escura. Esquece que está na sala da sua casa. As vezes sente raiva. Nojo. Medo. Ou então solta gargalhada. Sente tédio. Volta a realidade. E acha aquilo tudo super chato. Outras vezes se emociona. Chora. Lembra de alguém. Alguma coisa. Remete a um passado próximo ou distante. Lembra da infância. Se apaixona pelos personagens. Pelo angulo. Enquadramento de casa cena. Sente-se impotente.Come. Analisa. Ou não analisa nada. Ai, o cinema. A invenção do mundo moderno. A descoberta do século XX. A alienação ou a democratização da cultura? Ai o Cinema. Magia. Amor à primeira vista. Amor à primeira cena. 

Só grandes diretores, podem fazer grandes filmes. A prerrogativa pode parecer óbvia, mas é complexa. O francês Michel Hazanavicius acertou em cheio quando fez um filme que conta a história da transição do cinema mudo, para o cinema falado. Isso tudo, em um filme mudo e em preto e branco, na era da tecnologia avançada. E o que falar de Martin Scosese que resgata os primeiros passos da invenção do cinema? Em um filme com cenas lindas e todo em 3d.
Os dois grandes diretores fizeram ARTE. Mas isso talvez, não importasse, se os filmes em questão não emocionassem o expectador. O expectador também faz o cinema. Ele é o cinema. E um diretor tem que que de alguma forma tocar a alma do expectador. Esse filmes mostram que o que importa na verdade, é o talento. É pensar imagens. O que nos mostra que mesmo em um filme p&b pode ser muito interessante. Esse texto é uma homenagem à diretores tão maravilhosos, que fazem de nós, expectadores, seus discípulos. E nos encantam com sua magia e beleza.


Um comentário:

Eduardo Moura disse...

Bela postagem. É magicalmente poética a forma como você descreve as sensações do expectador ao decorrer de uma sessão de cinema. Mais fenomenal é o brilhantismo destes diretores de cinema que foram tambem muito bem destacados por você. Parabéns.

Companheiros