Raissa Lennon

Raissa Lennon
"siga seus próprios sonhos, porque ninguém pode viver o sonho do outro"

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Recordações em dia de Natal


Natal. Para mim, particularmente, tem gosto de recordação e saudade.Lembro de minha infância e do meu avô Leandro.
Tudo era diferente, a família se reunia em sua casa. Estávamos onde ele estivesse.

Na noite de natal tinha oração e discurso, não gostava de falar porque sempre me emocionava e chorava.
Sempre ganhava um livro de meu pai e começava a ler na madrugada do dia 25 mesmo. Aquilo era a minha magia, o meu encantamento.

Lembro de uma vez que pedi o livro do Harry Potter de presente, a outora lançara o quinto da série se eu não me engano. No carro indo à casa de meu avô, meu pai disse que não pôde comprar o livro. Eu criança, chorei, esperneei, fiquei com raiva. Tudo um blefe, pois na noite de natal ganhei o livro que tanto desejava.


Hoje entendo a futilidade do meu ato. As crianças crescem com essa idéia de que natal é sinônimo do Papai Noel que lhe dará presentes. O que não passa da construção ideológica do homem individualista, que precisa a todo custo se reafirmar naquilo que é material.


Natal. Nascimento de Jesus. Que pregou justamente o contrário de tudo isso, divulgou a humildade, a simplicidade, a compaixão...
Natal é união, afeto, crescimento pessoal e renascimento do nosso próprio espírito. E que esse espírito de confraternização e irmandade não se perca nos próximos dias do ano.

Natal é a afirmação do amor que tenho por meus entes queridos, amigos e familiares.

É também, contradição em dia de festa, pois agradeço por tudo que tenho, mas entristeço-me por compreender que muitos não têm nem o essencial para viver.
É, portanto, a esperança de dias melhores a todas as pessoas, sem distinção.

Pedimos tanto por paz, amor, saúde. Mas o que fazemos para concretizar nossos ideais? Que este natal seja muito mais que felicitações, seja a tentativa de mudar nossos próprios atos. Mudar o destino de quem precisa. Mudar nossas atitudes.

Que neste natal a paz reine em nossos corações. E como diz Ivan Lins em sua música “Um Feliz Natal e que Deus lhe traga um próspero ano e felicidade’’.

Nenhum comentário:

Companheiros