Raissa Lennon

Raissa Lennon
"siga seus próprios sonhos, porque ninguém pode viver o sonho do outro"

domingo, 11 de dezembro de 2011

Combate

Brad Pitt em "Clube da Luta"

O que será que passa na cabeça de um lutador quando ele esta cara a cara com seu adversário, dentro de um ringue? Afinal, lutar profissionalmente é diferente de uma briga de rua. Em uma briga você está à flor da pele, enraivecido por alguma coisa que o oponente fez. A luta é pautada pela ódio do outro. Mas como será para quem faz disso uma profissão? Será que ele fica pensando coisas do tipo: "eu vou esfolar a cara dele"? Ou então é algo completamente técnico, em que o lutador fica pensando em estratégias, que foram treinadas antecipadamente - para que um determinado soco aconteça exatamente como o previsto? Ou será que não se fica pensando em absolutamente em nada, e os socos, chutes e chaves de braço acontecem naturalmente? Ou então, na hora do combate é um misto de todas essas coisas?

Outra questão me veio à cabeça depois de assistir a derrota humilhante (tentei encontrar uma palavra menos forte, mas não consegui), de Lyoto Machida para Jon Jones, hoje de madrugada. Qual será a sensação de ser nocauteado? O jornalista e escritor Gay Talease, em seu livro "Vida de escritor", conta que ao entrevistar um boxeador estadunidense sobre o momento do nocaute, o boxeador diz que a sensação é boa. É como se você estivesse completamente embriagado, até você se dar conta onde está, e que você foi um perdedor. Fiquei me questionando se foi essa a sensação que Lyoto Machida sentiu quando estava preste a desmaiar completamente, depois de Jon Jones literalmente, o estrangulou? Eu queria ter a oportunidade de entrevistar o Machida para perguntar todas essas coisas.

Lembrei de três filmes que são pertinentes ao tema: "Clube da luta", "Gangues de Nova York" e "Hooligans". Nas obras, a face animal do ser humano é mostrada com muita propriedade. Assim como, o MMA é um campeonato regulamentado para que o homem mostre a sua face animal,  e que ainda se ganhe dinheiro com isso. Muito dinheiro, por sinal. O filme"Clube da Luta" (David Fincher; 1999; EUA), é protagonizado por Edward Norton e Brad Pitt. Conta a história de um homem que sofre de insônia e resolve criar um clube da luta, com a protosta de organizar duelos com o simples objetivo de estourar a cara do outro, sem ganhar nada em troca. É uma obra primorosa que nos mostra questões muito importantes para pensar.

Já "Gangues de Nova York" (Martin Scorsese; 2002; EUA), é um filme para quem tem nervos de aço. Eu assistir esse filme há muito tempo, mas lembro que tinha muito sangue e violência.  Conta a história do jovem Amsterdam, interpretado por Leonardo DiCaprio, que quer se vingar do assassino de seu pai, que é lider de uma gangue em plena Nova York de 1840. E "Hooligans" (Lexi Alexander; 2005; EUA/Inglaterra), mostra a realidade dos hooligans na Inglaterra, o que nós chamamos no Brasil de torcida organizada. Nelas, são travadas brigas violentissímas contra os torcedores do time oposto. 

Em todas essas obras cinematográficas é mostrado o quando o ser humano não passa de um animal selvagem, como todos os outros. E que temos dentro de nós um instinto violento, e que nem nos damos conta disso. Mesmo que a gente não brigue na rua ou sejamos lutadores de MMA. Porque a luta do Lyoto conseguiu levar centenas de pessoas para os bares da cidade? Porque gostamos ou temos a curiosidade de ver uma pessoa ser socada, chutada ou então estrangulada, como aconteceu ontem? Questões que ficam no ar.

Sobre a luta de ontem, meus amigos  ficaram falando que o Lyoto é um perdedor e deveria se aposentar. Não acredito nisso. É fácil falar contra ele depois de uma derrota. Mas ele já venceu lutas importantes. E perder faz parte da vida e da história de qualquer profissional. Já vi algumas entrevistas do Machida e o considero um lutador diferenciado, simples e humilde. Sua forma de falar contradiz completamente com o que ele faz como profissão. Eu me sinto feliz por atletas paraenses (mesmo ele tendo nascido da Bahia, se considera paraense) como Lyoto Machida de destacarem em âmbito mundial. Acho que todos deveriam sentir isso.

Nenhum comentário:

Companheiros