Raissa Lennon

Raissa Lennon
"siga seus próprios sonhos, porque ninguém pode viver o sonho do outro"

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ócio


Na sociedade escravista da Grécia Antiga, o ócio era dignificado entre a nobreza. Quem não precisava cuidar do seu sustento, tinha o tempo livre para fazer outras atividades, como governar, pensar, guerrear. E as mulheres nobres dedicavam-se a leitura e aos afazeres domésticos.
Já na sociedade moderna aconteceu uma inversão desses valores, agora os ricos também apreciam o trabalho, e consideram que o trabalho dignifica o homem. O trabalho que é desprezado por eles é o manual, aquele que precisa de esforço físico e pouca "intelectualidade". Essa ideologia por sinal, é um legado dessas sociedades antigas.
O significado do ócio hoje é sinônimo de não fazer nada, de usar o seu tempo livre para descansar, dormir, ou fazer coisas que são pouco cansativas. Quando eu era adolescente odiava ficar ociosa, queria estar sempre fazendo alguma coisa, só porque eu não tinha nada pra fazer. Não sou filha única, mas tenho um irmão mais velho do que eu, por isso não faziamos muitas coisas juntos. O que me deixava mais ociosa ainda.
Agora eu entendo o valor do ócio. Compromissos, estágio, universidade tiram praticamente todo o teu tempo para fazer simples coisas como, deitar na sua cama e ficar olhando para o teto. Ou dormir até mais tarde, ou assistir um bom filme. Não fazer nada de produtivo é naturalmente maravilhoso, temos que confessar isso.
Mas a vida é dura e precisamos fazer todas as coisas cansativas, para depois utilizarmos da melhor forma nosso (pouco) tempo livre. Trabalhar é necessário, para que a gente se sinta útil na sociedade. Para mim, é muito chato quando não tem nada para fazer no meu estágio, fico procurando alguma coisa. Mas as vezes, fico tanto tempo fora de casa que o que eu mais quero é deitar na minha cama e abraçar o meu urso Panda.

;*

2 comentários:

Lívea Colares disse...

Até pq há uma diferença abismal entre não ter o que fazer e ter tempo livre. Não ter o que fazer gera tédio, ter tempo livre gera satisfação! :D não sei se tu concorda comigo haha

Raissa Lennon disse...

É verdade minha querida, não tinha pensado por esse ângulo, mas não ter o que fazer dá até medo... Mas ter tempo livre é muito bom para descansar a mente ;)

Companheiros